Tear de Pregos

5 June, 2008

Nesses últimos dias, tem feito um friozinho considerável aqui em São Paulo. O inverno está cada vez mais perto e a produção de cachecóis da Patti está a todo vapor!

Esses são alguns dos modelitos que ela já fez nesse ano:

No ano passado, nessa mesma época, nós fizemos um post sobre o tear de pregos e publicamos fotos dos trabalhos dela e o gráfico ponto básico. Como até hoje a gente recebe comentários e e-mails sobre esse assunto, fizemos um ví­deo, dois ví­deos , vários ví­deos mostrando como é executado o ponto básico, como colocar as franjas, iniciar e terminar o trabalho:

 

Colocação das Franjas:

YouTube Preview Image

Como iniciar o trabalho

YouTube Preview Image

Ponto básico – Zigue Zague:

YouTube Preview Image
Nesse ponto, a linha é passada em zigue zague em um prego sim e no outro não. Depois, é só soltar os pontos de baixo para cima, com a agulha de crochê.

Como terminar

Quando terminar o cachecol corte a lã do novelo e dê um nozinho no fio. Ele vai permanecer assim mesmo… depois ele se misturará às franjas. Depois que colocar as franjinhas você o cortará do tamanho delas (por isso sugiro que corte a mais e acerte somente depois de colocadas as franjas). Feito isso, o procedimento é o do ví­deo abaixo. Vc terá uma argolinha de cada lado do tear, pegue as duas juntas, passe dois fios de lã (juntos) por dentro das duas argolinhas (juntas) e dê o nó. Nunca muda, desde a primeira argolinha até a última é igual. Depois que colocar todas as franjas é só puxar que sairá facilmente do tear.

YouTube Preview Image
Gráfico do ponto: aqui.

Dúvidas Frequentes:

  1. Fio colocado para ajudar a não perder os pontos no início: pode ser solto depois de umas 4 carreiras.
    É so tirar do preguinho, dar um nozinho nesse fio e colocar para baixo, junto com as franjas.
  2. Comprimento e largura do cachecol: o comprimento do cachecol, geralmente, é em torno de um metro e trinta a um metro e meio. Para fazer um cachecol, você vai usar de 15 a 20 pregos.
  3. Quantidade de lã: varia de 100g  a 150g e depende do tipo de lã, largura e comprimento do cachecol.
  4. Utilização de mais de um novelo: para utilizar um segundo novelo ou utilizar uma outra cor no trabalho, basta apenas dar um nozinho, emendadando a lã. Posteriormente, você ajeita e esconde esse nozinho entre a trama do trabalho, para que a emenda não fique visível.
  5. Tipo de tear de pregos: o cachecol pode ser feito no tear  fixo ou regulável.
  6. Onde comprar o tear: em lojas que vendem linhas e lãs ou material para artesanato.

 



Posts relacionados:


Veja também:


83 responses to Tear de Pregos

  1. urana b s cansela 11 September, 2009 at 19:05

    Olá adorei o video ensinando fazer o cachicol, ja fiz o meu ficou lindo gostaria de aprender fazer pontos deiferentes que tal um ponche ou um tapete obrigado parabens

  2. Adorei os vídeos e as explicações! Tenho um trabalho de tecelagem para realizar e nunca havia visto como se faz. Parabéns pela iniciativa e continue a passar o seu conhecimento, isso é maravilhoso! Parabéns!
    Um abraço e sucesso sempre!

  3. Olá meninas! Adorei este post! Semana passada *descobri* o tear de pregos… depois de visitar o blog de vcx fiquei enlouquecida pra fazer meu primeiro cachecol!!! Mas surgiu uma dúvida e resolvi apelar para vcx, que são + experientes… Se a lã acabar no meio do projeto como eu faço pra *emendar* outro novelo?! Ou então… para o caso de querer intercalar uma outra cor, como fazer para juntar a nova cor com a lã da cor anterior?! Dá pra fazer uma explicaçãozinha como imagem? Adoraria!! Beijos, parabéns pelo blog e pelos videos!!!
    Roberta :-) Painel de Cortiça

    • Para utilizar um segundo novelo ou utilizar uma outra cor no trabalho, basta apenas dar um nozinho emendadando a lã.
      Posteriormente, você ajeita e esconde esse nozinho entre a trama do trabalho, para que a emenda não fique visível.

      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      ;)

    • Boa tarde adorei o site de vcs, já faço cachicol mais só trabalho com o ponto basico tbm, tenho a mesma duvida que a Roberta como trabalhar com duas linhas diferentes no tear o ponto básico mesmo.
      Aguardo uma resposta desde já agradeço .